Paulo Coelho: 70 anos de um brasileiro incompreendido


Paulo Coelho, carioca da gema, é um dos escritores brasileiros mais reconhecido internacionalmente. Famosos e anônimos, de Obama a Madonna, já leram pelo menos um de seus livros. São 21 títulos publicados, traduzido para mais de 80 línguas e publicado em mais de 170 países… e ainda assim, muitos de nós, brasileiros, torcem o nariz para ele. Seja pelos textos simples (ou escrita pobre, segundo alguns críticos) ou pela vida discreta (outrora ele sempre falava de si como um mago, alguém fora de série, hoje raramente dá entrevistas), é inegável que ele levou o Brasil a altos patamares literários. Depois de Jorge Amado, ele é o brasileiro mais lido fora do país.

O mais incrível é que o leitor pode se identificar com qualquer um de seus personagens, não necessariamente sendo brasileiro. Talvez isso – e o misticismo sutil – tenha conquistado tanta gente. Ou pelas mensagens que ele transmite: não escreve auto-ajuda, mas consegue demonstrar que a força de vontade do indivíduo e um pouco de fé é o suficiente para que ele vença. Qualquer ser humano em qualquer parte do globo consegue se ver em suas histórias. Até mesmo se a pessoa nascer em um país extremamente laico, como a Alemanha.

Talvez os acadêmicos se incomodem com o sucesso dele (na verdade, os acadêmicos se incomodam com muita coisa…), ou com a presença dele na Academia Brasileira de Letras (Paulo é um imortal, sentado na cadeira 21). Gênio para uns, maluco para outros, mas admitamos que, se o autor de sucessos como “O Alquimista” e “O Diário de um Mago” dependesse só das músicas que ele compôs para Raul Seixas (Sociedade Alternativa é a mais famosa), dificilmente ele seria tão falado assim. Nesta quinta, 24,  ele completa 70 anos. Um homem que teve sua vida esmiuçada no livro “O Mago”, de Fernando Morais, e que ainda pode dar muito ao país. Basta que os brasileiros deem uma oportunidade. Não é tão ruim assim. E não deve ser à toa que ele é o segundo autor mais vendido no mundo.

Previous Censo do Livro Digital mapeia pela primeira vez o conteúdo digital do país
Next Universo dos Livros programa mais de 15 eventos para a Bienal 2017

Suggested Posts

A editora, fundada em 2015, é especializada em antologias e estará presente pela primeira vez na Bienal Internacional do Livro Rio. Durante o evento, a editora criou uma programação especial que incluirá sessão de autógrafos, lançamentos e eventos com autores nacionais. No sábado, 09, no Auditório Lapa, acontecerá o bate-papo Tradições e Influências da Literatura …

0 42

Os editores brasileiros e internacionais poderão aproveitar o tradicional happy hour, que acontecerá no estande do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, para desfrutar do melhor dos dois países: caipirinha e cerveja. Um excelente momento para discutirem propostas na maior e mais importante feira da indústria do livro. Este ano, o encontro acontecerá na …

0 50

Na tarde de hoje, o Grupo Editorial Record, através de sua rede social, divulgou a lista dos títulos mais vendidos durante os 11 dias de Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. As mulheres dominam as dez posições, sendo que seis são brasileiras e cinco estão logo nos primeiros lugares. Destaque para Carina Rissi, que …

0 54

Obra chamou atenção nas redes sociais por trazer atividades mais fáceis para meninas *Por Ana Paula Lima Uma publicação da Porto, editora portuguesa, chamou atenção na última quarta-feira, 23. Além do fator de que as capas utilizavam cores diferentes para separar as publicações por gênero, ao folhear o livro era possível perceber que as atividades …

0 57

O destaque da rede está no e-commerce, que cresceu consideravelmente, ao contrário das vendas em lojas físicas A Saraiva anunciou, nesta segunda (14), os resultados do primeiro semestre deste ano. Até o momento, a receita bruta da empresa caiu pouco, apenas 0,2%, fechando o semestre em R$ 945,5 milhões contra R$ 947,3 milhões no mesmo …

0 43

No último dia 26 de setembro aconteceu o Encontro de Livreiros das editoras Arqueiro e Sextante. O evento aconteceu no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e contou com a presença da atriz Bruna Lombardi. Durante o encontro, a equipe da editora apresentou seus lançamentos para o final de 2017. Lançado no dia 03, “A …

0 52

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *