Paulo Coelho: 70 anos de um brasileiro incompreendido


Paulo Coelho, carioca da gema, é um dos escritores brasileiros mais reconhecido internacionalmente. Famosos e anônimos, de Obama a Madonna, já leram pelo menos um de seus livros. São 21 títulos publicados, traduzido para mais de 80 línguas e publicado em mais de 170 países… e ainda assim, muitos de nós, brasileiros, torcem o nariz para ele. Seja pelos textos simples (ou escrita pobre, segundo alguns críticos) ou pela vida discreta (outrora ele sempre falava de si como um mago, alguém fora de série, hoje raramente dá entrevistas), é inegável que ele levou o Brasil a altos patamares literários. Depois de Jorge Amado, ele é o brasileiro mais lido fora do país.

O mais incrível é que o leitor pode se identificar com qualquer um de seus personagens, não necessariamente sendo brasileiro. Talvez isso – e o misticismo sutil – tenha conquistado tanta gente. Ou pelas mensagens que ele transmite: não escreve auto-ajuda, mas consegue demonstrar que a força de vontade do indivíduo e um pouco de fé é o suficiente para que ele vença. Qualquer ser humano em qualquer parte do globo consegue se ver em suas histórias. Até mesmo se a pessoa nascer em um país extremamente laico, como a Alemanha.

Talvez os acadêmicos se incomodem com o sucesso dele (na verdade, os acadêmicos se incomodam com muita coisa…), ou com a presença dele na Academia Brasileira de Letras (Paulo é um imortal, sentado na cadeira 21). Gênio para uns, maluco para outros, mas admitamos que, se o autor de sucessos como “O Alquimista” e “O Diário de um Mago” dependesse só das músicas que ele compôs para Raul Seixas (Sociedade Alternativa é a mais famosa), dificilmente ele seria tão falado assim. Nesta quinta, 24,  ele completa 70 anos. Um homem que teve sua vida esmiuçada no livro “O Mago”, de Fernando Morais, e que ainda pode dar muito ao país. Basta que os brasileiros deem uma oportunidade. Não é tão ruim assim. E não deve ser à toa que ele é o segundo autor mais vendido no mundo.

Previous Censo do Livro Digital mapeia pela primeira vez o conteúdo digital do país
Next Universo dos Livros programa mais de 15 eventos para a Bienal 2017

Suggested Posts

Promovido pelo governo do Estado de São Paulo, a premiação chega a sua décima edição. Revelado na última sexta-feira, 1, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo principal incentivar, apoiar e valorizar a produção literária, autores e editoras independentes, além de incentivar a leitura. Em sua 10ª edição, serão 10 obras concorrendo ao …

0 58

Os fãs da autora já podem comemorar, pois além do filme baseado no livro “Assassinato no Expresso do Oriente”, sete novas séries já estão encomendadas pela BBC com distribuição da Amazon Prime Video. Por: Ana Paula Lima   Até hoje, Agatha Christie é considerada uma das escritoras mais rentáveis de todos os tempos, segundo o …

0 59

Para que o projeto desse certo, a editora fechou parceria com o ateliê Oito Mãos, uma empresa que constrói móveis com madeira recuperada, de maneira sustentável, transformando o estande em uma sala de leitura e ao mesmo tempo em vitrine do ateliê. Todos os móveis que compõem a decoração do estande estarão à venda.

0 45

Conversamos com a autora Lisa Yee sobre sua carreira, a série DC Super Hero High e empoderamento feminino Por: Ana Paula Lima | Colaboração: Victoria Gomes Nascida no entorno de Los Angeles, Lisa Yee sempre gostou de ler. Além de autora, ela já trabalhou como redatora publicitária, jornalista, diretora criativa e redatora em TV, faltando …

0 86

A editora, fundada em 2015, é especializada em antologias e estará presente pela primeira vez na Bienal Internacional do Livro Rio. Durante o evento, a editora criou uma programação especial que incluirá sessão de autógrafos, lançamentos e eventos com autores nacionais. No sábado, 09, no Auditório Lapa, acontecerá o bate-papo Tradições e Influências da Literatura …

0 43

A Festa Literária Internacional de Ipojuca, FILPO, seguirá até domingo homenageando Raimundo Carrero Com o tema “O popular e o erudito na formação cultural do Brasil” a FILPO entra em sua quinta edição a partir desta quinta-feira no Vila de Porto de Galinhas e seguirá até o próximo domingo, 24. O objetivo desse ano é …

0 41

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *